24/04/2024 06:13

  • Home
  • Geral
  • Hungria aprova entrada da Suécia na Otan; país será 32º membro da organização

Hungria aprova entrada da Suécia na Otan; país será 32º membro da organização

Hungria aprova entrada da Suécia na Otan; país será 32º membro da organização

 2024-02-26 13h02

O parlamento húngaro aprovou nesta segunda-feira (26) a entrada da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), tornando oficialmente o país nórdico o 32º membro da aliança militar. A decisão era aguardada após um adiamento de mais de 18 meses e contou com 188 votos a favor e seis contra.

A aprovação húngara era a última necessária para o ingresso da Suécia na Otan, exigindo o consentimento de todos os membros da organização. O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, classificou o momento como histórico, afirmando nas redes sociais que estão prontos para assumir sua parte de responsabilidade pela segurança da Otan.

 

A adesão da Suécia à Otan implica em mudanças significativas, especialmente na segurança da região do Mar Báltico. Com a Suécia participando da aliança, toda a costa do Mar Báltico passará a fazer parte do território da Otan, com exceção da costa da Rússia e Kaliningrado. Isso facilitará a defesa dos países bálticos em caso de um eventual ataque russo.

Veja Também:  Desvendando o Fim do Mundo - Rússia, China e Irã como Gogue e Magogue?

Além disso, a entrada da Suécia na Otan terá impactos comerciais, uma vez que o país comprometeu-se a aumentar os gastos com defesa para atingir a meta da Otan de 2% do produto interno bruto.

A decisão histórica da Suécia em aderir à Otan ocorre após mais de 200 anos de neutralidade em alianças militares. A mudança de postura foi impulsionada pelo conflito entre Ucrânia e Rússia em fevereiro de 2022, levando o país a buscar a entrada na aliança.